Pular para o conteúdo principal

Tetris em Unity e C#


~ T E T R I S ~


Como vão? Hoje estou aqui para disponibilizar mais um de meus projetos, dessa vez uma réplica do famoso "Tetris" desenvolvido na Unity engine.
Minha intenção ao criar esse projeto foi para escrever um tutorial sobre o mesmo, mas devido à complexidade do sistema em alguns momentos, decidi gravar um vídeo ao invés de apenas escrever, porém, enquanto não faço esse vídeo-tutorial, preferi postar o jogo completo por aqui.

O QUE TEM DE DIFERENTE?

E qual é a diferença entre meu tutorial de Tetris com dos outros já feitos? Básico! Meu tutorial tenta ser mais simples e básico, ao invés de usar matrizes para realizar as validações gerais no jogo (preencher linhas, mover e rotacionar através de validações em matrizes) eu decidi reunir conceitos mais básicos da própria engine (como Vectors, Raycasts e hierarquia) para criar o jogo, portanto, irei mostrar no tutorial uma abordagem diferente das que estamos acostumados a vermos, onde utilizaremos alguns conceitos da engine ao invés de um algoritmo com matriz.

Print do jogo:
[JOGO] Tetris em Unity - Para tutorial Fj6AQ2r

Como é para apenas um tutorial, não tive a preocupação de me ater a detalhes gráficos, vejam que é tudo bem simples, mas ainda sim existe um "charme" com o sistema de variar as cores das peças entre o amarelo e o rosa.  Laughing 

MAS QUAIS SISTEMAS O JOGO POSSUI?


- Mover e rotacionar peças;
- Verificação para diferentes tipos de rotação;
- Impede a rotação se está for irregular;
- Validações de movimentos;
- Verificação de preenchimento de linhas ou múltiplas linhas;
- Score;
- Sistema de queda de peças automática;
- Descer a peça totalmente com uma tecla;
- Verificar fim de jogo;
- Gerador de peças aleatórias;
- Mostrar próxima peça;
- Sistema de pause;
- Criação automática da grade (podendo variar as dimensões de acordo com o programador);
- Alteração das cores das peças;
- Eliminação da linha preenchida;
- Simples canvas pro score

Todos os sistemas descritos acima serão ensinados nos meus tutoriais sobre o Tetris.

Quer jogar? Baixe logo abaixo:


VERSÃO 32 BITS
VERSÃO 64 BITS

Comandos:
- Teclas direcionais (esquerda e direita) movem a peça para os lados;
- Tecla "baixo" desce a peça mais rapidamente;
- Tecla "cima" rotaciona a peça;
- Tecla "Space" faz com que a peça vá para o destino de uma vez;
- Tecla "Enter" pausa e despausa o jogo.

Bom divertimento!

>> Código fonte no gitHub: https://github.com/mayleone1994/TETRIS

Comentários