Aprenda Unity - Passo-a-passo para iniciantes

 



Olá pessoal! Se você está procurando um guia para aprender Unity, você veio ao lugar certo!
Este aqui é o guia de Unity que eu desenvolvi com muito carinho, para que vocês conheçam a engine e ainda de brinde aprendam a utilizá-la para desenvolver seus jogos.
O guia inicial conta com três super-vídeos e a participação especial do nosso coringa @Eliyud ensinando o básico sobre esta engine maravilhosa! Neles você vai aprender diversos conceitos iniciais, tais como: passo-a-passo de como baixar a ferramenta,, interface, câmeras, construção de cenários, scripts, materiais de física, colisores, criação de itens e inimigos, e muito mais!

Na verdade o conteúdo de todos esses vídeos é exatamente este aqui:


Vídeo 1-

  • Unity HUB
  • Baixando Unity 2019
  • Interface da Unity
  • Layout da interface
  • Câmera Unity
  • Cubo: Objeto primitivo
  • Directional Light
  • Game Objects
  • Componentes
  • Cena do jogo e ferramentas de manipulação
  • Inspector
  • Janela de Hierarquia
  • Objetos filhos
  • Local vs Global
  • Assets
  • Pastas do projeto
  • Deletando objetos de cena
  • Asset Store
  • Importando assets para Unity
  • Ajustando Pixels Per Unit
  • Sprite Editor
  • Sprite Renderer
  • Order Layer
  • Rigidbody
  • Colliders
  • Como são os scripts da Unity
  • MonoBehavior, Start e Update
  • GetComponent
  • Acessar variáveis via Inspector
  • Física no FixedUpdate
  • Adicionando força a um objeto
  • Input do usuário
  • Alterando a física do jogo
  • Objeto para detecção do chão
  • Raycast
  • Desenhando o Raycast na cena através de Gizmo
  • Referenciando objetos através do Inspector
  • LayerMask
  • Salvando a cena
Vídeo 2 -

  • Animation
  • Animator
  • Transições do Animator
  • Parâmetros de controle
  • Animação de pulo
  • Tilemap
  • Paleta de Tiles
  • Ferramentas da paleta
  • Level Design
  • Área de dano
  • Effector
  • Script base de movimentação
  • Flip do personagem
  • Movimentação do jogador principal
  • Cinemachine
  • Ajustando a câmera
  • Criação do inimigo
  • Animações do Inimigo
  • Comportamentos do Controller (StateMachineBehaviour)
  • Movimentação do inimigo
  • Inimigo checar o chão
  • Conceito de prefabs
  • Fullscreen
  • Mudar a escala do projeto
  • Material de física

Vídeo 3 -

  • Organizando elementos na hierarquia
  • Script base de dano
  • O que são campos protected
  • Gerenciando colisões via script
  • A importância das TAGs
  • Diferença entre OnCollision e OnTrigger
  • Hit no jogador
  • IEnumerator para congelar processamento de funções
  • O que são Coroutines
  • Mudar opacidade do sprite por código
  • Itens coletáveis
  • Classe que gerencia informações dos itens
  • O que são classes estáticas
  • Utilizando OnTriggerEnter
  • UI (User Interface)
  • Ancôra de componentes UI
  • Script para gerenciar UI
  • Usando events para manipular a UI
  • Sistema de projétil
  • Material de física de elasticidade
  • Movimentação do projétil
  • Destruição por tempo
  • Rotacionando objetos por script
  • Sistema de ataque
  • Como instanciar prefabs através do Instantiate
  • Uitlizando GetComponentInParent
  • A importância do Awake
  • Criando um cooldown para o ataque
  • Instanciando animação de explosão
  • Função Invoke
  • Dano no inimigo
  • Destruindo componentes
  • Utilizando FindObjectWithTag
  • Ignorando colisões
  • Recursos de áudio
  • AudioSource
  • Gerenciando AudioSource via script
  • AudioClip


Os links para este guia passo-a-passo se encontram logo abaixo:







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