HTML 5 - Aula 1


Apresentação:
Bem vindos a nossa primeira aula de HTML5 para iniciantes aqui no blog! Nessa série de aulas você irá aprender os conceitos básicos da linguagem HTML em sua mais recente versão, além de aprender também sobre CSS3 e Javascript que trabalharão em conjunto com o HTML para desenvolvimento de paginas e aplicações web.
Ao final deste curso você estará apto a criar web páginas utilizando essas três linguagens e também saberá os conceitos básicos de cada uma para inicializar sua especialização em programação front-end. Vamos lá?

O que eu preciso para programar em HTML?
Você precisa basicamente de um navegador(browser) instalando em sua máquina, ex: Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer, Edge, Opera, Safari e etc... E vai precisar também de um editor de textos (como o bloco de notas, por exemplo) para escrever os códigos.
Como dito, qualquer editor de textos está sendo válido para programar em HTML, mas aqui nas aulas iremos utilizar o sofware gratuito: NotePad++ que consiste num editor de texto para programadores. Ele suporta a linguagem HTML (e muitas outras, aliás), possui sistema de auto complete (escreve algumas palavras-chaves automaticamente para você), colore seu código para melhor visualização e permite trabalhar o código com mais de uma guia ao mesmo tempo (isso nos será útil quando entrarmos em CSS e Javascript), por isso estou recomendo esta ferramenta que além de tudo é de graça, mas você pode se sentir à vontade para editar seus códigos no editor de sua preferência.


O que é HTML?
HTML é a sigla para a palavra em inglês: HyperText Markup Language ou em português: Linguagem de marcação de hipertexto, ou seja, o HTML é uma linguagem de marcação e não uma linguagem de programação como muitos podem se confundir no início!
Ela foi desenvolvida para ser lida por navegadores web, nos permitindo assim, criar estruturas para as páginas online, como blogs, sites, e etc.
Como é uma linguagem de marcação, o HTML se utiliza de marcações (o que chamaremos de tags daqui por diante) para determinar algum comportamento ou alguma aparência a um hipertexto.

O que é um hipertexto?
Se ficou com dúvidas sobre o que seria um hipertexto, eu irei explicar rapidamente: um hipertexto é um termo para o tipo de texto ou informação que possui conjuntos de blocos de outros textos/informações que podem ser lidos de forma dinâmica, não necessariamente como um texto comum onde temos normalmente uma leitura/visualização linear.
Os hipertextos estão presentes em nossa vida digital, como os textos que você lê em blogs (este aqui, por exemplo) e que podem conter hiperligações que levam a outros textos, como os tão famosos links, que podem desviar sua leitura para outro bloco de texto.
Um hipertexto não envolve somente textos, mas toda a hipermídia, como imagens, vídeos e sons também.
Abaixo você pode visualizar uma ilustração do que seria um hipertexto:


Um texto comum (como num livro, por exemplo) normalmente é lido linearmente, começando de cima para baixo, porém, um hipertexto desvia sua leitura para outros hipertextos, tornando sua leitura dinâmica (não-linear).
Você neste momento está lendo este trecho da aula, mas se clicar aqui poderá ser desviado para outro tipo de texto, ou seja, a leitura deixa de ser linear.

Marcações(Tags):
Pois bem, como dito mais acima, o HTML é uma linguagem de marcação, ou seja, vai consistir em marcar com tags determinados hipertextos. Esta tag poderá atribuir a um hipertexto uma aparência (mudar a cor da fonte, por exemplo) ou um comportamento específico.

Abra o seu NotePad++ (ou o editor de sua preferência) e crie um arquivo HTML indo a >> Language >> H >> HTML.
Agora o editor irá entender de que estaremos editando um arquivo HTML.
Após fazer isso, vá em File >> Save As >> >> Desktop >> E coloque o nome do arquivo como sendo "teste.html" (a extensão .html nos serve para podermos abrir o arquivo num navegador e podermos acompanhar as alterações feitas em tempo real).
Se você ir ao seu Desktop e clicar duas vezes sobre o arquivo "teste.html" você vai abrir uma página web em branco: essa página é seu arquivo HTML que vai conter a estrutura do seu "site" de testes.

Volte ao NotePad++ para que eu possa lhe explicar como funcionam as tags:
Apenas digite no arquivo a seguinte frase: "Olá mundo!!" Agora salve o arquivo (CTRL+S) e atualize a página web:



Perceba que temos aqui um texto qualquer em nossa página web, mas se eu quiser deixar esse texto em negrito?
Para fazer isto eu irei utilizar uma tag HTML que vai dar essa aparência ao meu texto.
Para usar tags basta escrever o símbolo do menor "<" colocar a tag específica e depois inserir o sinal do maior ">".
No caso para deixar a palavra em negrito, a tag é "b", ou seja "bold", que significa negrito em inglês.

E então depois definir a tag desejada, você vai colocar após a mesma o texto que deseja deixar com aquela formatação, no caso, "Olá mundo". Após o texto a ser formatado, é sempre importante fecharmos a tag que acabamos de abrir, pois dessa forma iremos delimitar quais textos irão ser influenciados por este comportamento.
Para fechar uma tag basta utilizar o sinal do menor novamente seguido da barra invertida para a direita "/" e colocar a tag com o sinal do maior, ficando assim:

Salve o documento (CTRL+S), atualize a página e veja o que acontece:




Perceba que o texto ficou mais forte, não é?
Agora veja como o fechamento de tags é importante: após " < /b>" digite "Seja bem vindo a primeira aula de HTML5", salve o arquivo e atualize novamente a página:



Note que a frase "Olá mundo" está em negrito, mas "Seja bem vindo a primeira aula de HTML5" não está. Isso acontece porque os textos só ficarão em negrito se estiverem entre a tag 'b', ou seja, entre < b> <  /b>, qualquer texto fora dessa tag não sofrerá influência da mesma.
Agora veja o que ocorre se tirarmos o fechamento da tag "< /b>" de onde ela está e colocarmos após o final da segunda frase:


Resultado ao salvar o aquivo e atualizar a página:


Neste momento, todo o texto da página está em negrito pois ele está entre a tag "b".
Com o fechamento de tags temos então um controle sobre quais hipertextos iremos influenciar com aquela determinada tag, mas saiba de antemão que temos tags em HTML que não possuem fechamento, pois não precisamos delimitar nada entre elas, mas isso veremos mais para frente, ok?

Outra informação que eu gostaria de dizer é que o HTML não é case sensitive, ou seja, diferente de C++ ou C#, ele não distingue letras maiúsculas das minúsculas, para o HTML você escrever < b> seria a mesma coisa que escrever < B>.

Estrutura básica de páginas web:
Agora que você entendeu o conceito de tags em HTML nós iremos nos aprofundar um pouco mais na linguagem, começando por criarmos a estrutura básica de qualquer página web atual.
Quando começar um arquivo HTML você deve primeiramente especificar qual versão do HTML está utilizando (em nossas aulas iremos usar o HTML 5 que é a versão mais recente da linguagem) então para especificar essa informação nós iremos digitar no início do documento o seguinte:


Ou seja, nós estamos deixando subentendido para o navegador que estamos trabalhando com a versão 5 do HTML (tipo de documento).
Atenção: Essa informação não é uma tag e sim uma especificação ao navegador! 

Após declarar a versão HTML você deve inserir outra tag muito importante:

A tag "html" vai informar ao navegador que o que teremos dentro dela se trata de um arquivo HTML, pois podemos ter outros tipos de documentos em nossas páginas web, como arquivos javascript ou em css, por isso, é importante explicitar a linguagem que está sendo utilizada naquela situação.

Depois teremos as tags para estruturação básica da página: o cabeçalho(head) e o corpo (body):


Dentro da tag de cabeçalho(head) nós iremos ter toda a parte visual e comportamental do nosso site, como estilos da página em CSS e códigos em Javascript, ambos assuntos que serão tratados mais pra frente em nossas aulas, por isso por enquanto, talvez coloquemos poucas coisas dentro dessa tag e ela fique um pouco vazia, mas com o passar das aulas você verá o que poderá ser colocado entre essa tag de cabeçalho.

Já no caso da tag "body", nós temos o corpo da página, ou seja, tudo o que será inteligível e visualizado pelo usuário, como textos, imagens, links, vídeos, menus, formulários, e etc.

Para facilitar a compreensão, imagine então a estrutura deste site: essa aula que você está lendo, as imagens, os botões e menus em volta estão compreendidos dentro da tag "body", pois é tudo o que pode ser visível ou acessado pelo usuário, enquanto plugins de comportamentos do site e até mesmo as definições de cores da página (por exemplo) estão inseridas dentro do cabeçalho(head). 
Portanto, é importante para qualquer web página a definição dessas duas tags estruturais! 

Podemos então, escrevermos novamente nossa frase "Olá mundo!" na página, mas agora de forma estruturada, dentro da tag body:

Ao salvar e atualizar a página, você pode ter a impressão de que nada mudou (e visualmente de fato nada mudou) mesmo com todas essas tags inseridas no arquivo, mas quando tornarmos nossa página mais completa e com mais informações, você irá perceber que a utilização dessas tags são muito importantes.

Finalização:
E chegamos ao final da nossa primeira aula de HTML! Creio que para uma aula de apresentação o conteúdo aqui passado foi suficiente para uma introdução à linguagem e seus conceitos iniciais! Mas não paramos por aqui, na próxima aula nós iremos estudar sobre algumas tags de formatação de texto em HTML (como o negrito, visto nessa aula) e também outras tags interessantes como tags para títulos, listas, parágrafos e etc, então continue estudando a acompanhando o blog! Te vejo lá!

Comentários