Estrutura de decisão If...Else


O que são estruturas de decisão?
Neste novo capítulo de nossas aulas de C# vamos falar sobre as estrutura de decisão (também conhecidas como "Condicionais") que consistem em executar determinado(s) bloco(s) de código de acordo com a expressão lógica ser cumprida.
Na aula anterior vimos que poderíamos receber algum valor na tela (true ou false) de acordo com uma expressão lógica definida numa variável booleana. Este conceito de "sim" e "não" está muito ligado com o conceito de estruturas de decisão em programação, então podemos pensar que os condicionais fazem exatamente o mesmo, porém de uma forma mais refinada.
Veja bem, até então estávamos limitados apenas a receber a mensagem "true" ou "false" da expressão lógica, mas imagine que além disso poderíamos executar um bloco de comandos diferente em nosso código além de receber apenas uma mensagem.
O que tínhamos antes era um código linear, que era lido de cima para baixo, do início ao fim, mas quando trabalhamos com estruturas de decisão passamos a ter desvios condicionais em nosso código, algo como se fosse uma bifurcação, que pode ir para um caminho ou para outro, deixando de ser totalmente linear, não sendo obrigado a passar por todos os locais do código.

Como definir uma estrutura de decisão?
Em programação temos alguns tipos de estruturas de decisão que serão definidas de formas distintas, iremos abordar o assunto sobre cada uma delas aqui no blog, mas nesta aula quero focar numa estrutura de decisão imprescindível em programação: o condicional if!
Para criar um desvio condicional em seu código, basta utilizar a palavra reservada "if" (que significa 'se') e abrir e fechar parênteses, dentro dos parênteses deve haver a expressão lógica a ser cumprida (assim como fizemos na aula anterior com as variáveis booleanas):

Estrutura simples:
O condicional if possui três tipos de estruturas: simples, composto e encadeado, vamos ver cada um deles nesta aula, mas gostaria de focar primeiramente na estrutura simples, e para tal, podemos usar como exemplo o mesmo exercício da aula passada sobre comprar a bebida alcoólica ou não.
Com apenas a variável booleana poderíamos apenas receber a mensagem "true" ou "false" na tela, mas agora com o if podemos obter qualquer tipo de mensagem que desejarmos, vide exemplo abaixo:

Note que após a definição do condicional utilizamos o Console.WriteLine para mostrar uma mensagem na tela, e veja que agora esta mensagem não se limita em apenas dizer 'true' ou 'false', agora podemos escrever o que desejarmos.
Também perceba dentro dos parênteses a expressão lógica a ser cumprida: (idade >= 18); dessa vez, não estamos armazenando esse valor numa variável booleana, estamos diretamente verificando essa expressão dentro do condicional, porém, ele ainda sim vai retornar um valor verdadeiro ou falso dentro da condição (no caso do exemplo, um valor verdadeiro) portanto o que vem após a definição da estrutura será lido pelo programa.

Caso queira fazer com que outros comandos sejam executados quando a condição for satisfeita, basta abrir e fechar chaves após a definição dos parênteses e então colocar todos os comandos entre essas chaves, ou seja, tudo o que estiver entre essas chaves fará parte da condição e só será executado se a mesma for verdadeira:


Veja que agora que precisamos  de mais de um comando a ser executado no condicional, foi necessário o uso das chaves {} e tudo o que há dentro delas fará parte da condição.
Execute o código acima e veja o que teremos em saída, ao colocar um valor igual ou maior que 18 para a variável idade:


Com isso temos agora mais possibilidades de desenvolver um programa, pois dependendo do resultado de uma expressão lógica podemos executar outro bloco de comando alternativo, como disse, como se fosse um desvio, uma bifurcação.

Mas agora tente colocar uma idade menor que 18:

Veja que ao dar enter o comando fecha e não executa nenhuma mensagem, isso porque, aquele bloco de comandos com as mensagens só vai ser executado se a expressão lógica dentro da condição (idade >= 18) for verdadeira, caso for falso, nada ocorrerá, e como 7 não é maior nem igual a 18, o comando vai ler o que vem após a chave de fechamento do condicional if, que é apenas um Console.ReadKey() e não fará nada.
Este tipo de condicional que possui apenas um caminho lógico, chama-se estrutura condicional simples.
Para termos outro tipo de caminho quando a condição se torna falsa devemos nos utilizar da estrutura condicional composta:

Estrutura composta:
A estrutura condicional composta é formada por duas instruções: a instrução do caminho se a expressão lógica resultar em verdadeiro e a instrução do caminho se a expressão for falsa.
A palavra reservada para definir a instrução composta é "else" e deve vir logo abaixo da instrução if:


Perceba que agora temos o bloco "else" que vai ser executado se a expressão lógica for falsa. Dentro dela temos a execução de duas mensagens: uma irá dizer que a pessoa não tem idade para beber e a outra vai dizer quantos anos faltam para a pessoa poder comprar a bebida.
Execute o código para testar, primeiro com um valor maior ou igual que 18:


Note que o bloco ''else'' não foi executado pois a condição retornou verdadeiro, agora veja o que ocorre se colocarmos um valor menor que 18:


Agora sim veja que o bloco 'else' é executado quando a expressão retorna um valor falso!
Então quando estamos desenvolvendo uma estrutura de decisão, você pode pensar da seguinte forma: "se tal coisa for verdadeira, execute isso, se não, execute aquilo", onde o "se" equivale ao 'if' e o "se não" equivale ao "else".

Para fixar melhor a ideia, vamos desenvolver um outro algoritmo, agora de compras, onde o usuário deve informar quanto gastou em sua compra e quanto deseja pagar, assim, o programa deve executar o código de troco (se a pessoa tiver dinheiro suficiente para pagar a compra) ou deve informar que o dinheiro é insuficiente se a pessoa não apresentar um valor válido:


Note que dentro da expressão "if" além de exibirmos uma mensagem, nós também realizamos uma expressão matemática para o troco, então veja que com as estruturas de decisão nós podemos tornar nosso código mais complexo, deixando apenas de executar mensagens, mas também definindo outros comandos de acordo com a condição.

Vamos testar o código, primeiro com um valor suficiente para a compra:


Veja que quando o valor a pagar é maior que o valor da compra, a condição é satisfeita e recebemos uma mensagem dizendo que a compra foi realizada com sucesso e ainda é mostrado o valor de nosso troco a ser recebido.
Mas veja o que ocorre se o valor a pagar é menor que o valor da compra:


Isso é bem lógico, não é? Se você gastar 2000 reais numa compra e apresentar apenas uma nota de 100 para pagar, o valor será insuficiente.

Estrutura encadeada:
Outro tipo de estrutura que nós temos é a estrutura condicional encadeada, que consiste em checar mais de uma condição, por exemplo: exibir uma mensagem se um valor qualquer for positivo (maior que zero) e uma mensagem diferente se o valor for negativo (menor que zero):


Mas e se quisermos que uma terceira mensagem aparecesse caso o valor fosse exatamente zero? Para essa situação, iríamos utilizar a estrutura encadeada, realizando um segundo else, porém um else com outra condição a ser cumprida (else if):


Neste momento temos três validações: se o número é maior que 0, se não o número é igual a 0, e se não for nenhuma das duas, só pode ser menor que 0.
Quando utilizamos uma (ou mais) instruções 'else if', nós estamos realizando um condicional em cadeia, com diversas opções de decisão, como você pode ver no exemplo abaixo:

Note que temos um algoritmo que solicita que seja digitado um valor e de acordo com esse valor digitado é exibido um dia da semana correspondente, todas essas condições intercaladas em cadeia com o else if, e caso nenhuma das opções válidas seja digitada, o 'else' final é executado informando que o valor é inválido.
Os condicionais em cadeia são muito importantes para checarmos as diversas possibilidades que podemos obter em nossas expressões, mas no caso acima, quando checamos uma a uma para um único valor, temos uma alternativa melhor que será vista na próxima aula.

Condicionais em conjunto com booleanas:
Algo também a ser considerado são as validações condicionais com booleanas.
Vamos supor que uma variável booleana chamada "vezDoJogador" defina a vez de quem vai jogar um jogo qualquer, então quando está variável é verdadeira seria a vez do jogador 1, e quando for falsa é a vez do jogador 2.
Para executar uma condição com uma booleana podemos fazer o seguinte:


Se você executar o programa, verá a mensagem "Vez do jogador 1" no console, isso porque iniciamos a variável "vezDoJogador" como verdadeira, e a condição para executar essa mensagem é: (vezDoJogador == true), mas saiba que você também pode obter o mesmo resultado deixando a condição apenas dessa forma:

Note que neste caso, não é necessário utilizar o operador (==) de comparação, pois quando estamos trabalhando com variáveis booleanas, o condicional não necessita de comparações, para obter o valor verdadeiro, basta apenas colocar o nome da variável dentro da expressão, como feito acima.
Agora teste o seguinte código:


Rode o debug e perceba que agora a mensagem "Vez do jogador 2" será exibida, isso porque ao utilizar o operador de negação (!) você está literalmente negando a expressão, ou seja, está dizendo que vez do jogador não é verdadeiro, em outras palavras, que vez do jogador é falso. Como é uma afirmação falsa (pois vezDeJogador é verdadeiro) executaremos o bloco de código dentro do else, ou seja, nós 'trocamos' o valor da expressão que antes era verdadeiro e passou a ser falsa.

Finalização:
E aqui chega mais um final de aula! Espero que tenham gostado do primeiro capítulo sobre condicionais, que são estruturas importantíssimas em programação, pois criam mais possibilidades em nossos códigos. Continue estudando para as próximas aulas e não deixe de fazer exercícios para fixar estes conceitos. Até a próxima!

Comentários